Construção Sustentável: 3 dicas de tecnologias sustentáveis que você deve investir

A construção civil cada vez mais vem exigindo o uso de tecnologias sustentáveis, seja a pedido do cliente, legislações ambientais e principalmente pela falta de água em algumas regiões do Brasil. Quando nos referimos a construção sustentável, não nos referimos apenas a grandes empreendimentos como indústria e prédios comerciais.

A EBIO Tecnologia Ambiental entende que as residências unifamiliares já devem ser projetadas com conceitos sustentáveis independente de legislação e obrigatoriedade. Os futuros proprietários vão obter vários benefícios referente a custos operacionais da casa, redução do consumos de água e energia, benefícios para a saúde e para o meio ambiente e agrega valor para o imóvel em uma futura negociação do mesmo.

 

As principais dicas para tornar sua casa sustentável pela equipe da EBIO são: o tratamento de esgoto eficiente, aproveitamento de água da chuva e a energia fotovoltaica.

TRATAMENTO DE ESGOTO

Você que está construindo em uma área sem o acesso a rede coletora de esgoto e o poder público não sabe quando vai introduzir uma rede no seu bairro ou rua, o ideal para sua obra é a aquisição de uma Estação de Tratamento de Esgoto compacta (ETE) com eficiência e que gere pouca manutenção, uma vez que você não é especialista em tratamento de esgoto.

Como solução interna, temos a ETE EBIO, que pode ser projetada a partir de uma unidade residencial até sistemas para empreendimentos de médio porte. A estação é totalmente automática e opera pelo método SBR (Sequential Batch Reactor – Reator Sequencial em Bateladas) sem o uso de bombas e sensores elétricos em contato com o efluente. Para mais informações a href=https://ebio.ind.br/ete-ebio/clique aqui/a.

O esgoto deve ser devidamente tratado uma vez  que  em contato com o meio ambiente polui o solo, ficando o proprietário do imóvel suscetível a doença transmissora pelo mesmo, além de poder estar poluindo água do lençol freático, onde muitas vezes são colocadas ponteiras para utilizar esta água que possivelmente está sendo poluída.

 

APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

O aproveitamento de água da chuva tem sido uma tendência cada vez mais presente na nossa sociedade, onde os problemas com a escassez de água potável só aumentam, como ocorre em São Paulo seja pela poluição dos principais rios ou pelos períodos de secas severas.

O mercado tem tido cada vez mais opções de cisternas e acessórios para captar e reaproveitar a água da chuva. O investimento tem se mostrado baixo e dependendo do cliente pode-se economizar em até 50% o consumo de água na sua residência. Hoje temos disponíveis cisternas aparentes com designs inovadores prontas para serem instaladas no jardim ou garagem da sua casa, bastando conectar a uma calha e utilizar esta água para irrigação do jardim, lavação de automóveis, limpeza da área externa e etc.

O tempo de usar água potável para descarga de vaso sanitário dentre outros usos não potáveis já passou. Para você que deseja saber mais sobre o assunto fale com nossa equipe.

ENERGIA FOTOVOLTAICA

A energia fotovoltaica vem tendo cada vez mais incentivos no Brasil, principalmente na questão de isenção de alguns impostos para o cliente final. Desta maneira o retorno sobre o investimento esta cada vez mais baixo para felicidade de quem adquire e do meio ambiente.

Abaixo alguns motivos para você investir em energia fotovoltaica agora:
O sistema solar fotovoltaico é uma energia renovável para geração de eletricidade;

  • Sua fonte de geração de eletricidade é a energia solar, que é  inesgotável.
  • Alta vida útil do sistema, geralmente superior a 25 anos;
  • É uma solução economicamente viável cujo valor dos painéis solares vem diminuindo progressivamente;
  • Seus componentes têm se modernizado, tornando-se mais potentes e robustos para uso;
  • Apresentam alta durabilidade e segurança para quem quer investir;
  • Baixa manutenção ao longo dos anos;
  • País está se preparando para produção dos componentes internamente.
  • Produção de energia limpa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *