Sustentabilidade Dentro e Fora de Casa: Faça a Diferença!

Você já percebeu como aumentou nos últimos 10 a 15 anos o número de empresas de todos os portes preocupadas em serem vistas pelos seus consumidores como sendo sustentáveis? Ser ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável deixou de ser uma opção e tornou-se premissa para a empresa ter um futuro saudável ou mesmo para se ter um futuro, já que fica evidente nos dias de hoje que uma empresa ou empreendimento que não pratica e nem pensa em praticar a sustentabilidade em um futuro próximo está fadada a estagnação, perda de clientes ou até mesmo a falência. O aumento da consciência ambiental das pessoas é real e inevitável.

 

Olhe as pessoas ao seu redor e relembre suas histórias de quando eram crianças e jovens. Antigamente se pescava no rio onde hoje não existe mais peixe, tomava água da nascente onde hoje secou, brincavam na sombra de enormes Cedros e Jacarandás que foram derrubados, etc. Essas pessoas que ao longo da vida viram o meio ambiente ser alterado negativamente tornaram-se as mesmas que preferem escolher um produto X, que de alguma forma agride menos o meio ambiente, do que um produto Y, que não traz este tipo de característica. Mas podemos ir além desta questão da sustentabilidade como marketing dentro do mercado de consumo e pensar em nós mesmos e como é nosso dia a dia e onde moramos. Com certeza iremos perceber alguns pontos interessantes, que levam nossa consciência ambiental a chocar-se com nosso enorme ego.

A ÁGUA QUE EU TOMO VEM DA MESMA FONTE QUE USO PARA DAR DESCARGA NO VASO SANITÁRIO

Você já percebeu isso? Isso não te parece um tanto tolo? Isto é só um dos exemplos de uso irracional da água tratada dentro da maioria das residências: nós também usamos a mesma água para lavar o carro, lavar a calçada, regar as plantas, etc. O cloro presente na água tratada é um componente nocivo para a as plantas de seu jardim. Você pode substituir o uso da água tratada pelo uso da Água da Chuva na grande maioria dos casos, através do sistema oferecido por nós: além de ser uma ação sustentável, é inteligente, o valor investido tem um retorno de curto prazo e após isso você economizará dinheiro mês a mês com sua conta de água.

MINHA CASA UTILIZA FOSSA+FILTRO+SUMIDOURO MAS NÃO FAÇO A LIMPEZA PERIÓDICA DA MESMA

Você possui um dos sistemas menos eficazes no tratamento de efluentes domésticos e nem assim segue as recomendações mínimas de manutenção? Sinto muito, mas assim não adianta ficar consumindo produtos sustentáveis e culpando os outros pelo rio estar poluído, se sua casa é um potencial poluidor de lençol freático. Toda fossa tem um período de limpeza que foi dimensionado pelo seu engenheiro e se isso não for seguido ela se torna uma simples e enorme caixa de passagem, sem a mínima condição de tratabilidade (que já é pequena em condições ideais). Pior, chega um momento em que fica impossível o caminhão limpa fossa fazer seu serviço porque a massa orgânica fica tão compactada que a sucção não é possível; você vai ter que contratar alguém para abrir a fossa e, literalmente, limpar com uma pá. Nada melhor que desde o início investir em uma Estação de Tratamento de Efluentes segura, confiável e eficiente como a da Ebio e assim poder fazer a diferença onde você mora. Além de não estar contaminando o lençol freático, você poderá até mesmo reutilizar o efluente tratado em diversas formas, como as citadas no tópico anterior.

Não deixe que os outros façam as coisas que você mesmo pode fazer, não espere pela boa vontade das entidades públicas ou particulares em resolver os passivos ambientais ao seu entorno,  comece hoje a mudar seus hábitos e tenha sua consciência limpa. Foi o homem quem prejudicou tanto o equilíbrio do meio ambiente e somente ele pode reverter essa situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.