É de conhecimento público que o Saneamento Básico do Brasil não tem os devidos investimentos necessários para um melhor desenvolvimento econômico e social do país. A falta de investimentos, principalmente em coleta e tratamento de esgoto, ocasiona problemas como a proliferação de doenças e a contaminação dos recursos hídricos. Um dos caminhos para mudar este cenário é a implantação de sistemas de tratamento de esgoto individuais que tenham eficiência comprovada.
Quando você está construindo sua residência, pousada, empreendimento comercial, obra em geral localizada em uma região desprovida de rede coletora de esgoto, surge a dúvida: Como destinar e tratar da melhor forma o esgoto gerado no imóvel? O que a Secretária de Meio Ambiente ou de obras do município exige nestes casos?
Primeiramente é importante que o proprietário, engenheiro ou arquiteto responsável pela obra deve buscar sempre a melhor solução ambientalmente correta disponível em termos de tecnologia e eficiência, que nestes casos específicos seriam a implantação de uma estação compacta para o tratamento de esgoto.
Nós da EBIO descrevemos 7 motivos para você investir na implantação de uma estação de tratamento de esgoto própria.
A não poluição do solo e da água subterrânea
Em cidades litorâneas, áreas rurais, bairros mais afastados do centro da cidade é muito comum não ter rede coletora de esgoto, onde o morador tem que implantar um sistema individual para o armazenamento e tratamento de esgoto. Muitas pessoas se limitam a implantação do conjunto fossa + filtro sem se preocupar com a qualidade de tratamento e no que o mesmo pode impactar, a exemplo da poluição do lençol freático. Com a poluição do lençol freático a água que poderia ser consumida até para potabilidade acaba tendo o uso limitado. Para não ocorrer a contaminação é necessário que antes da obra o construtor planeje e escolha uma tecnologia eficiente para o tratamento de esgoto
Possibilidade de se fazer o reúso do esgoto tratado
Quando você implanta um equipamento eficiente de tratamento existe a possibilidade de reutilizar o efluente tratado para usos não nobres tais como: jardinagem, vasos sanitários, lavação de automóveis e limpeza de áreas externas.
Existem algumas vantagens em se reutilizar o esgoto tratado.
- Uso racional e redução da extração dos recursos hídricos;
- Redução do consumo de água, o que diminui a fatura de água;
- Incentiva a educação ambiental dos familiares.
Valorização do Imóvel
Construções verdes ou sustentáveis estão em alta tanto pelo apelo ambiental quanto pelos resultados, que comprovam redução de custos de energia e de água. Um sistema de tratamento de esgoto com comprovada eficiência pode ser um diferencial para escolha de um imóvel em caso de venda.
Diminuição dos riscos regulatórios
Os órgãos ambientais e/ou responsáveis técnicos que analisam a aprovação de empreendimentos imobiliários ou liberação de licenças veem com bons olhos a escolha dos proprietários, por boas tecnologias de tratamento de esgoto dentre outros equipamentos sustentáveis e também demonstra preocupação ambiental por parte do construtor.
Aumento da satisfação e bem estar dos usuários
Os usuários do imóvel seja residencial ou comercial, que contém uma estação de tratamento de esgoto tem a certeza que o esgoto gerado no empreendimento não contaminará o meio ambiente e que terá o destino correto, além de não terem problemas sanitários por perto.
Marketing
Para você que tem uma empresa, a utilização de tecnologias ambientais como estação de tratamento de esgoto, captação e reúso de água da chuva podem ser aproveitadas para alavancar e/ou melhorar a imagem da sua empresa perante seus clientes e fornecedores.
Educação Ambiental
Com a implantação de uma estação de tratamento de esgoto no seu imóvel, você pode estimular a consciência ambiental das pessoas que fazem parte do seu dia-a-dia como também ser referência de práticas sustentáveis na sua rua, bairro e até mesmo cidade.
Conheça mais sobre nossa solução para o tratamento de esgoto: ETE EBIO