Ao projetar a ETE para seu empreendimento, nós o adequamos a todas as leis, resoluções e normas ambientais vigentes.
Sustentabilidade
A ETE Ebio possibilita que o efluente tratado possa ser reutilizado para usos não nobres tais como: vaso sanitário, jardinagem, lavação de automóveis, etc.
Economia
A ETE Ebio também ajuda sua empresa a cultivar uma cultura mais sustentável, preservando o ecossistema e contribuindo positivamente com o futuro do planeta.
Clientes e Parceiros
Preencha o formulário e converse conosco
Como funciona a EBIO?
A ETE EBIO foi desenvolvida para operar pelo método "SBR" - Reator Sequencial em Bateladas. Basicamente temos um tanque de recebimento/equalização/acúmulo de lodo do esgoto bruto e um tanque onde ocorre o tratamento aeróbio e a sedimentação
1. Fase de Carga
1. Fase de Carga
1. Fase de Carga
O esgoto bruto proveniente das residências, prédios comerciais, pousadas e etc, é armazenado no primeiro tanque, onde parte da carga orgânica total é removida. O efluente é conduzido para o segundo tanque (Reator SBR) através do sistema de elevação hidráulica (airlift).
2. Fase de Aeração
2. Fase de Aeração
2. Fase de Aeração
No segundo tanque ocorre o processo de tratamento aeróbio. Nessa fase, ocorrem períodos intercalados de aeração seguidos de carência de oxigênio, proporcionando condições ideais para a degradação da matéria orgânica.
3. Fase de Sedimentação
3. Fase de Sedimentação
3. Fase de Sedimentação
Durante a fase de sedimentação é cessada a aeração e o lodo biologicamente ativo se deposita no fundo do tanque. Forma-se uma zona de efluente tratado na parte superior do segundo tanque.
4. Extração da Água Limpa
4. Extração da Água Limpa
4. Extração da Água Limpa
O efluente tratado é drenado para fora do reator SBR através do “airlift” de maneira que qualquer ocorrência de lodo flutuante na camada de água limpa não seja coletado. Como passo final, o excesso de lodo depositado no reator retorna para o primeiro tanque e o processo inicia novamente.
As Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) são necessárias em regiões desprovidas da rede coletora de esgoto por parte do municípios.
O plano de monitoramento da ETE é importantíssimo para garantir que as análises atinjam os padrões exigidos pelo órgão ambiental. O não atendimento da legislação pode gerar multas e até mesmo impedir a Licença Ambiental de Operação (LAO) de uma empresa.
O Monitoramento da EBIO consiste em:
Controle da ETE com ficha de controle operacional (testes manuais de todos componentes da ETE);
Controle dos tempos e dos passos de trabalhos da estação (tempo de aeração, recirculação do lodo, descarte do lodo, análise de parâmetros básicos, controle da desinfecção);
Análise dos parâmetros acompanhado de laudos de técnico responsável a fim de avaliar e comprovar a eficiência do tratamento para o órgão ambiental competente.