Estação de Tratamento de Esgoto

Com a ETE Ebio, você ajusta seu projeto às normas ambientais e garante uma ótima eficiência no tratamento do efluente.

Legislação Ambiental

Ao projetar a ETE para seu empreendimento, nós o adequamos a todas as leis, resoluções e normas ambientais vigentes.

Sustentabilidade

A ETE Ebio possibilita que o efluente tratado possa ser reutilizado para usos não nobres tais como: vaso sanitário, jardinagem, lavação de automóveis, etc.

Economia

A ETE Ebio também ajuda sua empresa a cultivar uma cultura mais sustentável, preservando o ecossistema e contribuindo positivamente com o futuro do planeta.

Clientes e Parceiros

Preencha o formulário e converse conosco

Como funciona a EBIO?

A ETE EBIO foi desenvolvida para operar pelo método "SBR" - Reator Sequencial em Bateladas. Basicamente temos um tanque de recebimento/equalização/acúmulo de lodo do esgoto bruto e um tanque onde ocorre o tratamento aeróbio e a sedimentação

1. Fase  de Carga 1. Fase  de Carga 1. Fase  de Carga

O esgoto bruto proveniente das residências, prédios comerciais, pousadas e etc, é armazenado no primeiro tanque, onde parte da carga orgânica total é removida. O efluente é conduzido para o segundo tanque (Reator SBR) através do sistema de elevação hidráulica (airlift).

2. Fase  de Aeração 2. Fase  de Aeração 2. Fase  de Aeração

No segundo tanque ocorre o processo de tratamento aeróbio. Nessa fase, ocorrem períodos intercalados de aeração seguidos de carência de oxigênio, proporcionando condições ideais para a degradação da matéria orgânica.

3. Fase  de Sedimentação 3. Fase  de Sedimentação 3. Fase  de Sedimentação

Durante a fase de sedimentação é cessada a aeração e o lodo biologicamente ativo se deposita no fundo do tanque. Forma-se uma zona de efluente tratado na parte superior do segundo tanque.

4. Extração da Água Limpa 4. Extração da Água Limpa 4. Extração da Água Limpa

O efluente tratado é drenado para fora do reator SBR através do “airlift” de maneira que qualquer ocorrência de lodo flutuante na camada de água limpa não seja coletado. Como passo final, o excesso de lodo depositado no reator retorna para o primeiro tanque e o processo inicia novamente.

Auxiliamos no monitoramento
da qualidade de ETE

As Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) são necessárias em regiões desprovidas da rede coletora de esgoto por parte do municípios.
O plano de monitoramento da ETE é importantíssimo para garantir que as análises atinjam os padrões exigidos pelo órgão ambiental. O não atendimento da legislação pode gerar multas e até mesmo impedir a Licença Ambiental de Operação (LAO) de uma empresa.

O Monitoramento da EBIO consiste em:
  • Controle da ETE com ficha de controle operacional (testes manuais de todos componentes da ETE);

  •  Controle dos tempos e dos passos de trabalhos da estação (tempo de aeração, recirculação do lodo, descarte do lodo, análise de parâmetros básicos, controle da desinfecção);

  • Análise dos parâmetros acompanhado de laudos de técnico responsável a fim de avaliar e comprovar a eficiência do tratamento para o órgão ambiental competente.

A Ebio é a
REPRESENTANTE OFICIAL REPRESENTANTE OFICIAL REPRESENTANTE OFICIAL
da Charles Austen no Brasil

ebio@ebio.ind.br

E-mail

Rua Dona Francisca, 8300, Bloco 1, Módulo B, Condomínio Perini Business Park - Joinville / SC, 89219-600

Desenvolvido por